SEMED realiza aplicação de avaliações do SEAMA

A Secretaria Municipal de Educação de Boa Vista do Gurupi em parceria direta com o Governo do Maranhão realizou ontem as primeiras provas do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama). Inicialmente 04 escolas participaram, o público foram estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

De acordo com a coordenadora local, Isabel Aires, as avaliações têm como objetivo fornecer subsídios às escolas, para o redirecionamento de seus projetos e ações pedagógicas, visando maior eficácia de suas intervenções.

“Estive recentemente em São Luís, onde participei de capacitações para melhor aplicarmos as avalições do SEAMA. O sistema é novo e é uma aposta do Governo do Maranhão para obter bons resultados na educação do Estado como um todo” disse Isabel.

Seama

Inédito no Maranhão, o Seama foi instituído pelo Governo do Estado como política de acompanhamento das escolas, seus indicadores educacionais e melhoria na aprendizagem dos estudantes maranhenses. E é uma ação integrante do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem e do programa Mais Ideb. O Seama conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O sistema permitirá estabelecer o índice próprio do Estado, contribuindo para a melhor definição das metas conforme as redes; acompanhamento dos resultados dos estudantes no decorrer do ano; análise da prática avaliativa desenvolvida nas escolas (por meio da compatibilização dos resultados nos simulados e nas atividades de sala de aula), entre outros avanços.