Assistência Social

Caminhada alusiva ao Setembro Amarelo mostra soma de forças para prevenção ao suicídio

A tarde desta terça-feira (24), em Boa Vista do Gurupi, serviu para a exposição positiva dos trabalhos realizados pela Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, em parceria com o Conselho Tutelar e Polícia Militar em alusão ao Setembro Amarelo, Campanha de Prevenção ao Suicídio, que acontece durante este mês.

Uma caminhada em alusão a Campanha foi realizada e movimentou a cidade. As ruas ficaram repletas de mensagens de valorização a vida, ao diálogo e de prevenção ao suicídio.

A ação foi apenas a culminância de um mês inteiro de presença contínua da equipe nas escolas realizando palestras e levando orientações e informação aos alunos, pais e professores.

O prefeito Antonio Batista, além de apoiar a causa, também fez questão de participar do encerramento das atividades, que aconteceu no Ginásio Sebastiãozinho, Centro.

“Nós estamos vendo aqui o resultado de um trabalho feito em equipe com toda responsabilidade e compromisso. Tenho que parabenizar a todos e ressaltar a importância de prevenir o suicídio” disse o gestor.

Outras autoridades locais, como secretários municipais, participaram do evento.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram neste movimento que vai de norte a sul do Brasil. Monumentos como o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional e o Palácio do Itamaray (DF), o Estádio Beira Rio (RS) e o Elevador Lacerda (BA), para citar apenas alguns, e até mesmo times de futebol, como o Santos FC, Flamengo e Vitória da Bahia, participam da campanha.